• (65) 3667-6201
  • contato@plastibras.ind.br

Processo Produtivo

A história da Plastibras é baseada em seu processo produtivo. Esse é um dos o fatores que motivaram o surgimento da empresa: auxiliar na preservação do meio ambiente. O resultado é a obtenção de produtos de alta qualidade. 
 
A Plastibras participa do sistema nacional de logística reversa recebendo embalagens de defensivos agrícolas, as embalagens quando recebidas já passaram por um processo de tríplice lavagem antes de chegarem nas instalações da Plastibras .
 
A tríplice lavagem consiste em enxaguar três vezes a embalagem vazia, seguindo os seguintes critérios: após esvaziar a embalagem, deve ser colocada água limpa até ¼ de seu volume, a tampa deve ser recolocada e fechada com firmeza e o recipiente agitado vigorosamente em todos os sentidos, durante cerca de 30 segundos para que os resíduos do produto que estiverem aderidos às superfícies internas se dissolvam. A água de enxague deve ser despejada dentro do tanque do equipamento de aplicação (para ser reutilizada nas áreas tratadas recentemente), com cuidado para não espirrar. A embalagem deve ficar sobre a abertura do tanque por aproximadamente mais 30 segundos, para que todo o conteúdo escorra. Depois de repetir esses procedimentos mais duas vezes, a embalagem deve ser inutilizada, perfurando-se o fundo com objeto pontiagudo.
 
Dentro das instalações da Plastibras as embalagens passam pelo processo de moagem e lavagem simultaneamente. O material obtido vai para uma máquina onde é feita a extrusão do plástico. Como resultado dessa extrusão obtém-se a resina granulada de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) que é a matéria prima dos eletrodutos, dutos e drenos. A resina granulada é acondicionada em “bags” até o momento em que será transformada nos produtos finais. Toda a água utilizada nesse processo é tratada e reutilizada. Ou seja, o processo produtivo retira materiais que agrediriam o meio ambiente, manuseia de forma limpa e não prejudicial, tomando todos os cuidados e obtendo como produto final insumos e para o desenvolvimento sustentável da cadeia da construção civil.

Entenda mais sobre o Sistema de Logística Reversa Nacional:

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/milhoes-de-toneladas-de-lixo-ainda-sao-descartados-de-forma-incorreta-no-brasil/3672986/